RESENHA: TREZE MOTIVOS PARA SE EMOCIONAR




Título: Os 13 Porquês
Original: Thirteen Reasons Why
Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Páginas: 256

Avaliação: ★★★★★





Certo dia, ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta da sua casa uma caixa de sapatos com sete fitas cassetes dentro. Ao começar a escutar reconhece a voz da garota que ele sempre gostou e que algumas semanas antes tirou sua própria vida.  Isso mesmo, havia se suicidado.

 Olá, meninos e meninas. Quem fala aqui é Hannah Baker. Ao vivo e em estéreo. Sem promessa de retorno. Sem bis. E, desta vez, sem atender aos pedidos da platéia. Espero que vocês estejam prontos, porque vou contar aqui a história da minha vida. Mais especificamente, por que ela chegou ao fim. E, se estiver escutando estas fitas você é um dos motivos.
Fita 1, lado A

A partir daí, Clay (e nós) passa a conhecer os motivos que levaram Hannah a cometer o suicídio e o porquê dele estar entre eles; por esse motivo, ele precisa ouvir todas as fitas e tem como regra máster, ouvir e passar as fitas para a pessoa seguinte na lista de pessoas citadas depois de seu nome.

E vocês – o resto – repararam nas cicatrizes que deixaram para trás? Não. Provavelmente não. Não foi possível. Porque a maioria delas não pode ser vista a olho nu. Fita 2, lado A

Esse livro só não é mais perfeito, porque é um. Pois, além de tratar de uma narrativa sobre um assunto tão estigmatizado como suicídio, o autor traz vários outros temas, como bulling, depressão, estupro, e principalmente como nossos atos afetam as outras pessoas e a nós mesmos.
Em relação aos personagens, é impossível não se comover com Hannah e por Clay, que demonstra tantas emoções que ultrapassa as linhas do livro e te faz pensar em tantas coisas. Claro, que para Hannah tudo foi difícil, mesmo que alguns de seus motivos para tirar sua vida possam parecer muito “bestas”, é como ela mesma explica, foi tudo como bola de neve, em que tudo afetava tudo, o que levou ela a acabar com sua dor. Mas, Clay foi doloroso demais, pois, ele estava vivo e teve que ouvir tudo, sentiu a dor de pensar no que poderia ter feito para mudar a situação.

Quase posso ouvir a voz de Hannah falando o que eu estou pensando: “Então, por que você não tentou com mais insistência?” Fita 3, lado B


É um livro que vai mexer com todas as suas emoções, pois depois de conhecer toda sua história você para pra pensar que Hannah está morta, não tem como voltar atrás, não há nada mais a fazer pra salvar ela. Simplesmente ela se foi. O que poderia ser bem desanimador, mas a história de Hannah nos traz uma grande lição. No final, sua história te ensina a não apenas olhar, mas a observar quem está ao seu lado. Livro belíssimo que merece ser lido. 

COMO FIQUEI AO TERMINAR ESTE LIVRO:




Aí vai algumas músicas que me envolveram nesta leitura e que parece demais com esse livro, curtam esse momento depressivo comigo oh'




Os anos desperdiçados, a juventude desperdiçada /As belas mentiras, a verdade feia/ O dia em que morri chegou/ Só para descobrir que me tornei viva.



Essa próxima música escute quando estiver lendo a fita do Clay:



Diga alguma coisa, estou desistindo de você/Me desculpe por não ter conseguido chegar até você/ Eu teria te seguido para qualquer lugar.


2 comentários:

  1. Olá!
    Eu já li várias resenhas sobre esse livro e as críticas sempre são positivas. Tenho muita curiosidade de ler a obra. O tema é bem intrigante e delicado. Ótima resenha. Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque esse livro é muito bom Ygo *-* De fato é um tema muito forte o que é bom porque nos faz pensar.
      Obg pela visita o/

      Excluir