Quando olhei a terra ardendo ...





Título : História da donzela Teodora
Autor: Leandro Gomes de Barros



O título desse post é "Asa branca" do Gonzagão, mas a resenha que vocês estão lendo não fala sobre ele, porém comentará sobre algo um pouco parecido: a poesia e prosa da literatura de cordel. 
Tenho que confessar que mesmo morando aqui na Paraíba não leio muito esse tipo de literatura que é tão gostosa de se ler. Sabe aquela frase "a grama do vizinho sempre é mais verde"? Então, achamos que tudo o que os outros ( seja em outra região, país, planeta (?), enfim) faz é mais produtivo ou é mais interessante do que o que temos perto de nós. Tirando a falta de incentivo para esse tipo de leitura. Porém as coisas têm mudado e eu estou buscando conhecer mais e por isso estou aqui para apresentar para vocês a minha caminhada por essas palavras rimadas. 


Hoje estou aqui para falar sobre um cordel, que além de ser o primeiro que li na vida, foi um dos cordéis que mais gostei. Li de forma obrigatória para o vestibular e me apaixonei.
O cordel chama-se "História da donzela Teodora" de Leandro Gomes de Barros. Se você colocar esse nome no google, vai vê o quanto esse nome é aclamado, sendo até chamado pelo Carlos Drummond de Andrade como "príncipe dos poetas brasileiros". Agora me fale, você sabia disso? u_u 
E sinceramente não é "atoa", a escrita dele é tão fantástica e simples. E, particularmente nesta estória, Leandro fala sobre a vida de uma garota chamada Teodora. Ela quando criança foi comprada por um mercador que a criou como se fosse filha, e como tal, investiu tudo para que ela tivesse todo o conhecimento possível. Ao passar o tempo, o mercador acaba por perder tudo que tem e fica pobre, restando somente sua esposa e Teodora, e ele pede orientação a menina tão sábia que pede para que ele a deixe bonita para que possa ser vendida para o rei de Tunis. 
O mercador faz o que ela pediu e a apresenta ao rei que fica encantado com ela, porém acha o  preço pedido muito grande, mas o mercador diz que o preço pedido nem se compara com o que ele investiu em conhecimento para a jovem. Então, o rei para comprovar que o mercador tinha razão, chamou três sábios, um de cada vez, para que eles pudessem comprovar se ela realmente era de tal valor.
A estória parece simples, o que faz com que ela seja tão legal. Junta-se o ingrediente de reinos e sábios e torna tudo mais prazeroso. Um cordel divertido e bem rápido de ler.




3 comentários:

  1. Oi!!
    Eu li o título do post cantando :D
    Literatura de cordel é mesmo muito legal! Aqui no Sudeste eu nunca vi... Mas quando eu viajar para o Nordeste, quero comprar vários "livrinhos".

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sora *-*
      Essa música é tão legal, não é?!
      A literatura de cordel é bem presente aqui no Nordeste e é tão divertido de ler o/

      Obrigada pela visita *-*

      Excluir
  2. Olá, Márcia!
    Eu não sabia que Leandro Gomes de Barros até foi chamado pelo Carlos Drummond de Andrade como "príncipe dos poetas brasileiros"!! Então muito obrigada pelas informações. De fato, a nossa literatura é quase sempre esquecida por nós mesmos!! Mas existe muita riqueza literária em nossa terra!! :) Parabéns pelo texto e pela leitura!! :) :D

    ResponderExcluir