2014, O ano de Taylor Swift e seu 1989


Taylor Swift já alcançou seu lugar ao sol no mundo musical. Dito isto, podemos acrescentar que ela acaba de consolidar tal lugar com o lançamento de “1989”, seu mais novo álbum de estúdio. Lançado no dia 27 de outubro, o novo trabalho da cantora foge das raízes country apresentadas desde seu primeiro álbum homônimo. “1989” nos apresenta uma Taylor que começou a ser descoberta no seu quarto trabalho “Red” (2012), que apesar de ser fincado no country, já trazia a tona a faceta pop da artista (Vide as canções “I Knew You Were Trouble” e “We Are Never Ever Getting Back Together"). E é exatamente a essa faceta que Taylor faz jus em seu novo álbum.
Recheado de referências a vida amorosa da cantora _ marca registrada de Taylor em todos os seus álbuns_ “1989” nos surpreende ao tratar o tema de forma irônica e divertida, diferente das letras românticas e chorosas de seus trabalhos passados, somos guiados por versos e refrãos mais agitados, até mesmo os que são cantados em forma de baladas.

“Tenho uma longa lista de ex-namorados
Eles te dirão que sou maluca
Pois, você sabe, eu adoro os jogadores
E você ama o jogo”
 
Blank Space _ Faixa 2.

Outra marca registrada da cantora que continua mais presente que nunca são as boas letras, Taylor Swift escreve músicas como nenhuma outra artista da nova geração. Suas canções, apesar de fazer uso de todos os clichês existentes para atrair o público jovem _ em especial o feminino_ são de um bom gosto peculiar. Aqui sabemos que as experiências vividas pela cantora são as responsáveis pelo sucesso deste quesito. Swift consegue uma proeza não tão recorrente no meio musical: seu público não apenas aprecia sua música, ele se identifica com ela.


“Ei, tudo o que você tinha que fazer era
Ficar, me tinha na palma da mão
Então por que você tinha que
Me trancar do lado de fora, quando te deixei entrar”
 
All You Had To Do Was Stay _ Faixa 5 


     O bom desempenho do novo álbum deve-se também as parcerias firmadas para trazê-lo a público, Taylor compôs mais de metade do total de canções com a ajuda de Max Martin e Shellback, produtores executivos do disco. Ryan Tedder (lead singer do One Republic) também divide a coautoria das ótimas “Welcome To New York” e “I Know Places”, ambas melodicamente diferentes de tudo que a cantora já fez, assim como “Wildest Dreams” que nos apresenta um lado ainda mais versátil da cantora numa produção extremamente semelhante a Lana Del Rey, tanto na letra da canção, quanto em sua melodia.

Eu digo, "ninguém precisa saber o que fazemos"
Suas mãos estão em meu cabelo, suas roupas estão em meu quarto
E sua voz é um som familiar, nada dura para sempre
Mas isso está ficando bom, agora
 
Wildest Dreams _ Faixa 9

        Alguma dúvida de que esse álbum figura entre os melhores de 2014? A primeira semana de vendas já rebate qualquer suspeita. Com estreia em 1º lugar na parada da Billboard, o disco já soma 1,2 milhão de cópias vendidas e leva até agora o título de disco lançado em 2014 mais vendido no ano. Taylor foi ainda a única a vender neste ano mais de 1 milhão de cópias com apenas uma semana de vendas. Se você estava esperando um momento especial pra render-se ao som de Swift, a hora é agora.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário